domingo, 16 de junho de 2013

XCARET




O ônibus no apanhou no hotel às 8.20. O parque fica fora de Cancun, na estrada que vai para Praia Del Carmen.

Passeio imperdível – é um parque temático. Como os parques americanos. Você pode haver pago um preço convidativo, mas não vai escapar de assaltos no parque. Se você quiser os passeios mais importantes, terá que pagar à parte por eles – nadar no rio subterrâneo, nadar com golfinhos, snorkel... grana , grana e grana, na base dos 100 dólares por pessoa, cada passeio! 

Prepare-se para pagar 29 pesos (lá dentro considerados 3 dólares), por uma mísera garrafinha de água mineral. E com o calor abafado, você transpirando que só tampa de chaleira, vai morrer mesmo no preço.

Não resta dúvida que é um parque bonito, mas para nós do centro-oeste do Brasil, onde a Pousada do Rio Quente tem uma estrutura fabulosa e BONITA, colorida, com plantas de encherem os olhos com suas cores, a paisagem do XCaret fica meio cinza, se não ficar somente vendo as araras ou um tico de flamingos e se aventurar mato a dentro. Ainda bem que há piscinas à  beira do mar, praias artificiais e sombras para se fugir do calorão que faz o sangue literalmente ferver.

E o aquário.




Eu vi um peixinho,eu vi!


Flamingos fazendo pose à entrada

Araras namorando



A festa com os golfinhos



Gente pra lá e pra cá à procura dos pontos importantes apontados nos mapas. Apesar de tudo, o parque não é tão grande. Quando os restaurantes abrem (nosso planos com almoço e bebidas inclusos), tornam-se um ilha de refúgio.

Fui com sede ao pote. Camarão. Havia um consumé de frutos do mar. Não é que o primeiro camarão que provei, senti logo que não estava lá muito católico? Cuspi-o, mas só de haver provado, houve um pequeno efeito colateral. Ainda bem que viajo com minha pequena farmácia. Mas não foi nada que empanasse o almoço servido.

Uma sombra, por favor. Acho que vi um gatinho, ops, um redário! Não é que existe um redário  entre dois restaurantes? Só que as redes já estavam todas ocupadas. Ô povo que corre. Come e dorme! E dorme nas redes em pleno sol. Por isso mesmo tentei derrubar um dos coqueiros que servia de armador para uma rede. A dona ali se aboletou e puxou o maior ronco,  ignorando  minhas tentativas de derrubá-la da rede que eu queria para mim. Tentei de tudo, apelei até para uma rosa dos ventos estilizada com as direções de cidades principais e tendo nosso Brasil apontado como para baixo, como se do outro lado do mundo (pura implicância!), porém, DEBALDE!



Contentei-me com uma barraca bem ao estilo caribenho. Puxei um ronquinho – que aqui no México se chama SIESTA -  que teria sido tudibão se não fosse a droga de uma avó china que, cuidando do pentelho do neto, falava mais que papagaio na areia quente. Putz! Aquela china era vacinada com agulha de vitrola. A doida da velha falou durante uma hora, como se o pentelho do neto estivesse entendendo. Para piorar, chegaram os metralhas dos pais e as araras estavam todas juntas tagarelando. Endoidei e dei um grito neles! Hahahaha.
Finalmente foram embora. Santa paz, mas aí eu havia despertado da minha siesta. Afinal, em terra de sapo, de cócoras com ele. Sabedoria popular.

Vamos andar, vamos andar. Borboletário, ops, mariposário. Lá fomos nós. Caceta! Perdi tempo. E as sacanas das borboletas azuis são  inquietas demais. Não consegui fotografar umazinha. As demais, muito comuns. Enfim, nada de especial, a meu ver.







Ah, lugarzinho charmoso esse tal de XPÁ. Charmoso sim, menos os preços. 

Vila Maya. Todo  mundo fingindo que está trabalhando, como se morasse ali mesmo. Mas é encenação, trabalho mesmo. 

Gostei mesmo foi do Tamascal e logo teria um show. Foi duro encontrar uma brechinha pra sacar unas fotos. A gringaiada toda empoleirada para assistir. Interessante. Vibrante o toque do tambor guerreiro, as danças, o figurino, a encenação. 




Cemitério maia, onde achei um barato uma tumba toda decorada com tampas de cervejas mexicanas e uma garrafa de cerveja Corona incrustada bem no meio da tumba, a igrejinha de São Chiquinho bem estilosa, o campo de futebol maia... 


Ops, algum desfile à frente. Era uma exibição de um grupo folclórico. Io entrou na dança com os mascarados. A seguir viria a apresentação das adelitas e dos cavaleiros mexicanos que tem outro nome. Achei boba a apresentação. 

Peninha que perdi a apresentação dos voadores de Panpantla.

Uma  rápida visita a uma "típica fazenda mexicana" toda produzida. Um luxo! 
E vamos correr para o local do show. Aproveitamos para fotos com os figurantes.



Às 19 horas em ponto começou o mega show. O Estádio, enorme, estava lotado. A primeira parte do show é dedicado ao tempo do apogeu dos maias e astecas, com danças, cantos, encenações de reis de ambas regiões se encontrando. Segue-se um jogo de pelota com times dos dois reinos.

Surpreendi-me entendendo como funcionava o tal jogo e mais, torcendo! Não tem como ficar indiferente. Você torce para que alguém, não importa qual time, faça a pelota passar por um buraco na parede, tipo uma argola. Nesse meio tempo, os jogadores jogam normalmente. Ops... normalmente? Desde quando jogar bola usando apenas o quadril é normal? Não importa. Vamos ao gol, ou melhor, à cancha, que é a tal argola na parede inclinada, bem acima. Coisa pra maias e astecas. Mas, de repente, a bola que era de borracha – sim eles sabiam extrair o látex e transformar em borracha – vira uma bola de fogo e o jogo continua com bolas de fogo. E diga-se – PQP! Eles são bons com o jogo com bolas de fogo. O Capitão leva, leva, lega, dando tapas na pelota com seu taco até o campo da equipe oposta e... alcança o gol. Mas é só um pontinho. O que vale mesmo é passar a pelota pelo buraco do aro. Esse é o método mais excitante e mais –jogando com o quadril. Vai ser bom assim lá China! Pois não é que o Capitão de uma das equipes acertou o tal buraco? Ovação geral dos presentes, inclusive minha que gritei, berrei, aplaudi, como se estivéssemos em um campo de futebol normal pra nós. 






Só para registro – observei pelo menos três tipos de jogos num mesmo jogo, isto é, três estilos. Um deles – juro – é a origem do chamado hockey, com bastão e tudo!

Informações sobre o jogo



O maior de todos os campos de jogo conhecidos é o campo principal de Chichén Itzá, com 168 metros de comprimento e 70 de largura, maior que um campo de futebol.

O jogo propriamente dito era chamado de poc ta tok


O jogo de bola mesoamericano é pelo menos tão antigo como a civilização olmeca. De fato, o nome que os astecas davam aos olmecas, olmeca, significa povo borracha (do nauatle ulli, "borracha"), pois atribuíam a origem do jogo de bola a este povo antigo. Uma dúzia de bolas de borracha, com diâmetros entre 10 e 20 cm, foram encontradas em El Manatí, um local sacrificial olmeca. As bolas mais antigas, que são também as menores, datam de 1600 a.C. Estas bolas de borracha foram encontradas juntamente com outras oferendas rituais, indicando que mesmo em tempos tão remotos, o jogo já tinha conotações religiosas e rituais.

O show estava emocionante, uma verdadeira viagem ao passado glorioso dos astecas e dos maias. Eu escrevi ESTAVA, até entrarem uns intrusos vindos do outro lado do oceano – e  aquele previsto pelas profecias e que foi confundido com a Serpente Emplumada porque portava um capacete com plumas – o Hernán Cortez e sua tropa. Vem os religiosos e ai a coisa degringolou. A ICAR começou a destruição dessas culturas que eram  mais avançadas que os europeus, ainda na idade da pedra.

A segunda parte do show é dedicada ao folclore de alguns estados mexicanos com especial interesse pessoal ao Voladores de Papantla.




 A cerimônia dos voadores é um ritual originário da Mesoamérica e que se caracteriza pelo uso de aparatos giratórios e manobras acrobáticas. Enquanto se conhece erroneamente pelo nome de dança dos Voadores de Papantla, o  Jogo do Voador não é exclusivo dessa população veracruciana, nem tão pouco é uma dança no sentido estrito. Suas origens remontam ao período préclássico Médio mesoamericano e foram encontradas representações desse ritual em cerâmica funerária de culturas do ocidente ( Colima, Jalisco e Nayarit) e está muito provavelmente relacionado como sacrifício gladiatório e os cultos da fertilidade. Sobrevive na atualidade entre os nahuas e os totonacos  da Sierra Norte de Puebla e o Totonacapan verazruciano.


A Dança do Voador é uma das mais polulares que sobreviveram à conquista espanhola. É executada com quatro participantes que representam os quatro pontos cardeais e o Caporal, que representa o centro e é o personagem que toca um tambor e uma flauta e coordena o ritual. 


O Caporal  ao tocar a flauta e  o tambor invoca um oferecimento espiritual antigo na forma de uma dança espetacular.


É utilizado um tronco ou palo voador  onde se ajustam várias peças: uma pequena base de madeira, uma cruz, um pivô que unirá e possibilitará o giro e uma escada unida ao palo. Nos extremos da cruz colocam cordas que seguram os voadores pela cintura, de cabeça para baixo  e seguros pelas  pernas giram 13 vezes cada um deles simulando a descida dos 13 céus do deus  sol, que multiplicado pelos 4 voadores resulta em 52que é o número do calendário indígena -  o  Xiuhmolpilli

Finaliza quando os participantes começam a abrir o círculo até  tocar o  solo.  Os dançantes vestem roupas muito coloridas que representam as aves tropicais. A fertilidade se apresenta mediante a descida dos dançantes, que simboliza a caída da chuva.

Foram duas horas de música, cores e tradição e história.

Nenhum comentário:

Postar um comentário