quarta-feira, 5 de junho de 2013

PALÁCIO CHAPULTEPEC





Depois do almoço no Zócalo, em restaurante no último andar para ter mais uma vez, o gostinho de ter o Zócalo aos pés, regado a água da Jamaica, rumamos para o Castelo Chapultepec, ou Castillo Chapultepec.


Estava bom demais pra ser verdade. Quando o Carlos viu que a anja da Glorieta del Angel estava tão perto, olhou para um lado e para o outro. Mediu, viu a ladeira que conduz ao castelo de Chapultepec e decidiu ir para o hotel, a pé.


Hahahaha. Quase cheguei junto com ele, depois de eu haver percorrido o Castelo e voltado de metrô.


Mas antes encarei a subidinha FDP que leva ao Castelo. Não sei por que cargas d’água, nesse dia era DI GRÁTIS! Entrei sequinha para ver uma parede todinha feita de vitrais. Putz! Rodei a  primeira parte do castelo, não encontrei, perguntei e ninguém sabia onde era. Só quando resolvi entrar pela segunda entrada do castelo e já faltava pouco pra fechar, foi que encontrei a bendita parede de vitrais belíiiiiiiiiiissimos. Fiz igual a visita de médico!

Mas vamos por partes.



O que é o Castelo Chapultepec? Pois é. Tem a ver com gafanhoto. Por isso que vi uma escultura de um gafanhoto numa fonte na entrada.



O Castelo de Chapultepec (em castelhano: Castillo de Chapultepec) é um palácio situado na Cidade do México, no México. Trata-se duma residência localizada no alto da colina de Chapultepec, no centro do Bosque de Chapultepec, a uma altura de 2.325 metros acima do nível do mar, integrando o Parque de Chapultepec.

Foi construído pelo vice-rei Bernardo de Gálvez y Madrid sobre o cerro de Chapulín (Chapultepec é uma palavra de origem nahuatl; "Chapulli" significa gafanhoto e "tepe"(tl) significa colina, pelo que "Chapultepetl" quer dizer "colina do gafanhoto" ou "colina do chapulín". Construído na época do Vice-Reino da Nova Espanha como casa de verão para o vice-rei, foram-lhe dados diversos usos, desde armazém de pólvora até academia militar, em 1841 .



Mas importa isso aqui, para explicar o luuuuuuuxo que o palácio:


O edifício foi conquistado pelas tropas francesas em 1863, sob o comando do arquiduque Maximiliano. Nesta fase, o palácio começou a adquirir uma imagem moderna, com a chegada do Imperador Maximiliano de Habsburgo, Maximiliano I do México, e da sua esposa, a Imperatriz Carlota, em 1864, que decidiram estabelecer ali a sua residência oficial.

O Imperador contratou vários arquitectos europeus e mexicanos, entre eles Julius Hofmann, Carl Gangolf Kayser, Carlos Schaffer, Eleuterio Méndez e Ramón Rodríguez Arangoity, para realizar vários projetos que seguiram um estilo neoclásico na arquitectura (contrastando com o resto do palácio que tem uma arquitetura barroca) e converter o palácio num lugar mais habitável.

O botânico Wilhelm Knechtel encaregou-se de criar o jardim situado na açoteia do edifício. Além disso, o Imperador trouxe da Europa várias peças de mobiliário, arte e muitos outros finos artigos que ainda permanecem em exibição atualmente.

Uma vez que o palácio estava retirado da Cidade do México, O Imperador Maximiliano ordenou a construção dum boulevard que ligava diretamente a residência imperial com o centro da cidade, e decidiu dar-lhe o nome de Paseo de la Emperatriz (Passeio da Imperatriz - em honra da sua esposa). Depois do assassinato do Imperador, da restauração da República, em 1867, por Benito Juárez, e do final da Guerra da Reforma, o boulevard foi rebatizado como Paseo de la Reforma.Wikipédia



No Castelo de Chapultepec hoje funciona o Museu Nacional de História.

Pelo que entendi, o Castelo é composto de duas partes - o Museu de História e o Alcázar.





























 Gabinte do Imperador Maximiliano



Fernando Maximiliano José foi o segundo filho do príncipe Francisco Carlos, filho de Francisco, Imperador da Áustria. Como varão da casa de Habsburgo, Maximiliano foi educado  sob o lema da família – Áustria imperará sobre todo universo. Em sua juventude Maximiliano se desempenhou como oficial da marinha de guerra e logo foi nomeado Governador Geral da Lombardia e Veneza. No porto de Trieste Maximiliano construiu o castelo de seus sonhos ao qual chamou Miramar. Quando conheceu Chapultepec decidiu chamar Miravalle ao seu novo palácio, em cujas terras  podia dedicar-se a ler e a escrever seus “Recordações de minha vida”.




Aqui, em tudo transpira luxo e bom gosto.










Para saber mais:
 http://www.castillodechapultepec.inah.gob.mx/historia/hist_historicos.html

Visita virtual
Tudo muito lindo, jardins impecáveis, mobília de tirar o fôlego, o salão dos embaixadores é deixar qualquer mortal de queixo caído,  a escadaria dos leões é divina, mas a Galeria Emplomados é shooooooowwwwwwwwwwwwww ai quem ficou de queixo caído foi euzinha. Amei demais!









Os jardins superiores do Palácio






Às 17 horas, pontualmente, os guardas, sem nenhuma cerimônia, começaram a "enxotar" os visitantes.
Saindo, mas fotografando que via pela frente sem guarda pelo meio.
Pena que tive pouco tempo para apreciar tudo. Mas é um motivo para eu voltar, né?




Convido a todos para uma visita virtual. Venham ver comigo que o México não é aquela imagem de filmes de faw west. O México é cultura!
http://www.inah.gob.mx/paseos/museonacional/

http://www.youtube.com/watch?v=6IwKAyDrykM 

Já no Parque Chapulpetec, aproveitei para visitar  o monumento em homenagem aos Defensores da Pátria.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário